Piloti – Qual diferença entre pilar e piloti?

Piloti é um elemento arquitetônico utilizado na construção civil, no entanto, algumas pessoas não conhecem esse termo.

Se você ficou interessado em saber mais sobre piloti, confira neste artigo o que são os pilotis e como eles são utilizados na Arquitetura.

O que é um piloti?

Piloti - Qual diferença entre pilar e piloti?
Imagem por @archtrends Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores.

Pilotis são suportes longos que sustentam um edifício desde o piso até a laje, também chamado de pilares ou colunas.

Na Arquitetura modernista, em 1928, Le Corbusier projetou uma obra de arquitetura onde esses pilares se destacaram.

O termo piloti ficou famoso entre os cinco pontos da arquitetura moderna criados por Le Corbusier.

Esse conjunto de colunas ou pilares que sustentam uma edificação deixando o térreo livre de construção é chamado de pilotis.

———— PUBLICIDADE ————

Prédios, museus, escolas e muitos outros tipos de construções, especialmente os da era modernista, adotaram o piloti na Arquitetura.

Os amantes da arquitetura já devem ter visto um edifício com a planta do pavimento térreo livre de paredes, tendo sua laje sustentada por pilares que funcionam como se fossem fundações elevadas.

Os arquitetos modernistas utilizaram esse elemento arquitetônico em seus trabalhos, trazendo esses benefícios para seus projetos.

Qual a ideia principal do piloti?

Piloti - Qual diferença entre pilar e piloti?
Imagem por @tripadviso Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores.

A ideia principal do piloti é elevar o pavimento térreo para o andar acima, liberando toda a área do nível da rua para livre circulação, tornando-os também um espaço público.

A Villa Savoye projetada por Le Corbusier projetou o piloti para devolver o espaço privado, ao espaço ao público.

———— PUBLICIDADE ————

A área de trabalho/fábrica/produção geralmente tem um nível do solo usado apenas pelos trabalhadores.

A tecnologia permitiu que os pilotis fossem criados em muitas formas e tamanhos diferentes.

Pilotos assimétricos, curvos, inclinados e de tamanhos variados podem ser usados ​​para agregar ao visual de uma edificação, proporcionando sustentação e estrutura.

Oscar Niemeyer criou a fachada do prédio do Palácio do Planalto. Este é um exemplo bem conhecido da utilização de piloti no Brasil.

Quais são alguns desses benefícios?

Piloti - Qual diferença entre pilar e piloti?
Casa de Vidro – Lina Bo Bardi – Imagem por @casadevidro Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores.

Piloti pode ser utilizado em projetos onde o terreno não esteja nivelado, pois pode-se nivelar o solo sem ter que mover abundantes volumes de terra.

A segunda vantagem dos pilotis como construção é que ele facilita a construção de casas em terrenos irregulares, pois as casas podem ser construídas em cima dos pilotis.

Além de evitar problemas com umidade, a construção do prédio ganha leveza com a sensação de que o prédio está quase flutuando.

Pilotis e pilares significam a mesma coisa?

Um pilar é uma estrutura de suporte de carga. Em um edifício, os pilares recebem carga verticalmente, os pilotis são os pilares!

A diferente entre o piloti e o pilar é que o piloti permite que as pessoas se movam abaixo dele, enquanto o pilar fica geralmente escondido no próprio edifício.

Onde podemos encontrar projetos com piloti?

Piloti - Qual diferença entre pilar e piloti?
Palácio Gustavo Capanema. – Imagem por @archdaily. Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores.

Na arquitetura moderna brasileira, há muitos edifícios com torres altas de térreo livre com pilotis.

Na década de 1940, os pilotis fizeram parte da arquitetura moderna brasileira, como, por exemplo, a construção do Ministério da Educação e Saúde (MES), hoje conhecido como Palácio Gustavo Capanema.

O grupo de arquitetos conhecido como Escola Carioca criou a obra, os arquitetos foram Lúcio Costa, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira, Ernani Vasconcelos e Oscar Niemeyer.

A cidade do Rio de Janeiro possui muitos edifícios com pilotis, o que foi uma influência significativa na cidade durante esse período.

Brasília é outra cidade onde os pilotis estão presentes:

Piloti - Qual diferença entre pilar e piloti?
Brasília Palace Hotel  – Imagem por@trivago Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores.

A capital da cidade do Brasil está repleta de edifícios residenciais com altos pilotis.

O projeto foi criado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, e sua presença é tão comum que são quase um cartão postal da cidade, dando às pessoas liberdade de espaço na cidade, existem edifícios em pilares altos.

O papel do piloti na Arquitetura:

Piloti - Qual diferença entre pilar e piloti?
Masp – Lina Bo Bardi – Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores.

Lina Bo Bardi criou muitos espaços públicos que podem ser utilizados como áreas de descanso ou lazer, graças ao espaçamento entre os edifícios.

Uma de suas obras, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), usa esse desenho de térreo livre aberto ao público.

A Prefeitura exigiu que os pilotis não fossem incluídos na obra por questões estéticas.

Eles precisavam que o terreno onde a obra estava sendo construída não cobrisse a vista da Avenida Nove de Julho.

Qual a altura máxima de um piloti?

Com o tempo o pé direito de um pavimento com térreo livre e pilotis estão sendo construídos cada vez mais altos.

Dez metros costumavam ser considerados extremamente ousados na época, mas hoje 20 metros são completamente alcançáveis.

No Brasil, esse tipo de construção é considerado relativamente caro, utilizado apenas em edificações especiais.

ATENÇÃO: 

Conteúdo criado com caráter informativo para público leigo em geral, para trabalhos acadêmicos consulte sempre referencias bibliográficas de autores renomados ou indicadas por seus professores, ou orientadores.

Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores.

Sugestão de aplicação e utilização dos produtos ou livros, apenas por recomendação por similaridade, sendo a venda e entrega dos mesmos de total responsabilidade do site distribuidor.

E aí, gostou do artigo sobre Piloti – Qual diferença entre pilar e piloti?

Então, deslize, a tela para baixo e confira mais dicas como estas e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Buscando por itens ou artigos para casa, decoração e reforma? Confira nosso grupão de descontos no Telegram ou no Whatsapp!

Contudo, se você deseja receber ofertas de treinamentos e cursos para as áreas da Arquitetura, Design de Interiores, convido você a participar também deste grupo no Telegram ou no  WhatsApp.

Agora, se quiser mais artigos com dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.